Quando nos encontramos em um estado de harmonia, podemos dizer que estamos em equilíbrio. Mas o que é preciso buscar para chegar a estar em um estado de harmonia, equilibrados? Considerando que vivemos numa obscuridade, por conta de nossas próprias imperfeições temos um lado sombrio, há uma série de esforços inclusive para o karateca, que são necessários ser feitos para o bom andamento dos seus treinos, resultando em uma boa conduta, portanto, numa boa pessoa.
Pensando em uma balança, se de um lado temos os impulsos, os instintos acompanhados de agressividade, de brutalidade, por outro lado é preciso unir forças que venham anular àqueles efeitos. Dominar os instintos e os impulsos que por algumas vezes trazem o nervoso e a ansiedade, que tiram a concentração desviando os pensamentos, que desviam o olhar, o foco dos objetivos. Como atingir esse nível de domínio? Existem algumas ferramentas que auxiliam o karateca. Uma delas o KIAI, que é a manifestação de exteriorização de energia através de um grito , portanto o kiai é responsável por acordar o guerreiro que é carregado no coração de cada karateca e é acordando o guerreiro que a luz se faz presente, iluminando corpo, mente e espírito do karateca.
Outra ferramenta importante é o MOKUSO. Quando vestimos nossos kimonos e vamos para os treinos, devemos fazer um exame em nossos pensamentos e perceber o que há neles. Esse momento é importante, porque quando entramos no tatame, a ideia é deixar do lado de fora tudo aquilo que é sujeito atrapalhar nosso aproveitamento na aula, populando a mente com pensamentos desnecessários. No intuito de buscar limpar o campo das ideias, em preparação para receber os ensinamentos que o Sensei vem trazer, é que nos colocamos em SEIZA (postura que ficamos sentados sobre os joelhos) e fazemos o MOKUSO, momento de meditação e limpeza mental executado antes das aulas, limpando a mente de influências, liberando todo o espaço da consciência para absorver os conhecimentos. O mesmo movimento acontece na conclusão da aula, onde a função do mokuso tem a fixação do que foi estudado, deixando os pensamentos acontecer de forma natural, fluidos. O mokuso traz melhora na concentração, portanto resulta em equilíbrio.
HITOTSU – GIJUTSU YORI SHINJITSU
Primeiro – O espírito é mais importante que a técnica
NIJU KUN – GICHIN FUNAKOSHI
Existe também presente o VAZIO em nossa arte marcial, KARATÊ, na palavra KARA. A arte das mãos vazias não é apenas ter os membros superiores e inferiores como espadas, como também o aluno ter sempre esse vazio presente para os aprendizados, dentro e fora do dojo.
Somos karatecas, um diamante bruto em processo de lapidação eterno. Hoje mais na condição de aprendizes, amanhã na condição de professores, sendo espelhos dos alunos e para eles também, nessa busca constante pelo equilíbrio que nos mantém fortes e atentos, sendo fiéis aos ensinos, praticando-os não somente quando necessário, estaremos com corpo, mente e espírito em vias de chegar ao equilíbrio.
HITOTSU – KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
Primeiro – Conter o espírito de agressão
DOJO KUN – LEMAS DO KARATÊ
OSS
Rodrigo