O conceito diz que qualidade é fazer bem feito. Mas o que isso significa quando se fala em qualidade de vida? É atender aos prazeres da vida, como por exemplo, comer e beber o que quiser, a fim de aproveitar os “bons momentos da vida”?
Qualidade de vida é trabalhar 14, 16 horas por dia (ou até mais), com viagens que não acabam, em troca de um bom salário e uma boa moradia para sua família e que você quase não encontra por estar sempre trabalhando?
O que é qualidade de vida?
É a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.
Fazer bem feito tudo que se faz em busca do sentimento de alegria, felicidade, que traz saúde, saúde mental, física, espiritual, financeira, saúde em todos os sentidos, portanto buscar a prática do bem, é não julgar, é buscar o equilíbrio entre o sentimento e a razão e baseado nisso, concentrar nas atitudes sem medo de errar.
Para melhorar a qualidade de vida, é preciso também melhorar a qualidade dos pensamentos. Somos responsáveis pela nossa vida, portanto responsáveis por ser um exemplo de postura ética e moral, reta e clara para a formação de uma sociedade melhor.
HITOTSU – JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Primeiro – Esforçar-se para a formação do caráter
DOJO KUN
O karatê proporciona momentos de busca quando ensina a olhar pra dentro de nós mesmos, perguntar o que precisa ser melhorado, para então colocar em prática a melhora para que a reforma aconteça. Um dos resultados dessa busca é a paz no íntimo, portanto qualidade de vida. É um longo e extenso trabalho a ser feito, que cabe a cada praticante entender, sem se preocupar com o tempo que passará nesse trabalho. Exemplo de paciência.
O diamante, com origem no elemento químico carbono, se forma com a pressão externa que as moléculas recebem e quando ele aparece, mostra sua forma bruta. Uma pedra de brilho opaco, sem formato definido, mas com um interior valioso. Assim é com a nossa essência e para o diamante brilhar ele precisa ser lapidado. É onde entra o karatê.
Na incansável repetição que se busca desenhar o melhor golpe, executar o melhor chute, mostrar o melhor kata, fazer o melhor kiai.
Desenvolver o domínio de si mesmo. Polir e aparar as arestas do comportamento, eliminando com o tempo sentimentos como ciúme, vaidade, É esse autoconhecimento que evidencia a qualidade de vida.
OSS
Rodrigo