Segundo atribuído a Pitágoras, filosofia é “amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância”. Na visão do filósofo Mario Sergio Cortella, “filosofia é um modo de pensar – sistemático, organizado e metódico com questões precisas daquilo que se faz – para indagar sobre os porquês. E por que não é como. Quem pergunta como é a ciência.”
O karatê é uma arte marcial que por sua origem é ligada à filosofia oriental. Quando o karatê veio para o ocidente, pode-se dizer que ele ainda passa pelo processo de adaptação cultural filosófico, portanto nesse sentido o karatê está ligado tanto a Pitágoras como ao professor Cortella, porque o karateca segue em busca da própria perfeição, com constância busca a sabedoria através do autoconhecimento de maneira sistemática, organizada e metódica.
Sistemática porque em uma determinada atividade, age e segue exatamente da mesma forma, caminha em linha reta. Organizada e Metódica porque faz o que tem que fazer com muita organização, com método, uma maneira de ordenar a ação de acordo com certos princípios, valores, virtudes.
“Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você ver o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho.”
Miyamoto Musashi
Esses princípios e valores são conhecidos no âmbito das artes marciais como Bushido, que é um código de conduta e modo de vida para os samurais (a classe guerreira do Japão feudal ou bushi).
“O Bushido, significa a vida total do guerreiro, sua devoção a espada … Não é apenas um sistema de ética a ser seguido pelas classes sociais. É a estrada do cosmo, os vestígios sagrados dos Céus, apontando o Caminho”. – O Livro Dos Cinco Anéis.
- GI: Justiça e Moralidade;
- YUU: Coragem, Bravura heróica;
- JIN: Compaixão, Benevolência;
- REI: Polidez e Cortesia;
- MAKOTO: Sinceridade;
- MEIYO: Honra, Glória;
- CHUU: Dever e Lealdade;
A filosofia de vida é isso, uma busca constante do indivíduo por ser uma pessoa melhor, se livrando de diversos males e sentimentos como a vaidade, a corrupção, o orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme e que encontra também no karatê, a metodologia que facilita essa busca, no longo caminho da vida.
OSS
Rodrigo