RESULTADOS
Aquilo que se faz com o intuito de resolver alguma coisa, o efeito de uma ação, a finalização de um problema pode ser considerado um resultado. Isaac Newton explorou bem esse conceito em sua terceira lei: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”
O karateca começa a enxergar o seu próprio resultado quando percebe que ele pode fazer e acreditar que pode ir além de seus limites, dentro do dojo, no kihon com a movimentação, os ataques, as defesas, os chutes, no kata com a sequência que caracteriza a luta simulada com um adversário imaginário e no kumite, onde consegue externar seu próprio guerreiro na luta, aplicando os golpes e vendo sua efetividade.
Então para toda ação, ou seja, para todo o treino que o karateca participa, aprende e aprimora as movimentações, golpes e defesas, há uma reação, um resultado.
“O objetivo final de Karate não está em vitória ou derrota, mas na perfeição do caráter de seus participantes.”
Gichin Funakoshi
E os resultados vão se apresentando a curto, médio e longo prazo. Vejamos a curto prazo, na progressão das movimentações, do senso corporal numa busca constante de autoconhecimento premiados com o exame de faixa, com a próxima graduação. A médio prazo, é o faixa preta.
Aquele faixa branca que não desistiu, que mesmo com todas as dificuldades soube ressignificar a dor e o sofrimento em aprendizado e assim continua, além de aprender, também a ensinar.
A longo prazo é o mestre. O nosso exemplo, nosso espelho que além de não desistir de si, não desiste dos seus alunos, está sempre a postos a auxiliar seus alunos a conquistar seus objetivos, a cada um com sua especial prontidão.
E assim chegam os campeonatos de kata, de luta. São preparações, treinos, simulações com a finalidade de aprimoramento.
Somos karatecas!
Devemos nos preparar para as batalhas da vida, dar um norte para a concentração e assim buscar pelos resultados, seja nas batalhas, nos enfrentamentos da vida.
“O que você foi ensinado ouvindo as palavras dos outros que vai esquecer muito rapidamente; O que você aprendeu com todo o seu corpo você vai lembrar pelo resto da sua vida.”
Gichin Funakoshi
Por uma apresentação realizada no início do século XX, Gichin Funakoshi teve a propagação do karatê a nível mundial, um legado como resultado.
OSS
Rodrigo