“O segredo da vitória está em conhecer a si mesmo e a seu inimigo.”
Sun Tzu (General e filósofo)
O objetivo conquistado, um degrau atingido, o sucesso na entrega de um trabalho são frutos de uma caminhada com Foco, Disciplina e Constância. Muitos dos praticantes de karate quando entraram a primeira vez num dojo e pisaram a primeira vez no tatame não pensaram que teriam uma experiência tão marcante. Uma aula de karate envolve muito mais que aprender movimentações, defesas, quedas e nessas aulas aprendemos a nos conhecer em termos que jamais pensamos, como por exemplo, as nossas vontades, manias, jeitos e trejeitos.
E o que mais?
“A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância”
Jigoro Kano (Fundador do Judô)
A vitória é uma conquista e poder participar de um campeonato de kata ou luta, ou ainda poder participar de um exame de faixa é uma vitória, pois premia o treino e a dedicação. Conquistar uma medalha ou ainda o novo grau de faixa é mais uma vitória, um novo prêmio. Assim o karateca segue caminhando, conhecendo e reconhecendo seus antigos e novos limites.
Reconhecer nas vitórias o caminho trilhado é o que todo karateca deve ter por hábito visto que a luta é uma constante em sua vida, pois está continuamente buscando polir seu próprio caráter, logo, cada momento vitorioso deve ser merecidamente aproveitado. É neste polimento que o karateca aprende a fazer tudo em sua vida com amor. O resultado não pode ser outro, senão mais amor. E o amor é um símbolo de perfeição.
“Com o Karate-do, oferecendo sua ajuda aos outros e aceitando-a deles, o homem adquire a habilidade de elevar a arte ao estado de crença, em que possa aperfeiçoar corpo e alma e assim finalmente chega a reconhecer o significado verdadeiro do Karate-do.”
Gichin Funakoshi
Ao entrar na academia, tem-se uma vitória. Entrar no tatame, nova vitória! A cada movimento em direção do objetivo maior, que é a perfeição, o karateca busca equilibrar corpo, mente e espírito. Uma vez equilibrado procura se manter nesse estado. Eis que a disciplina e a constância se fazem presentes. A primeira mostra que o karateca deve fazer o que precisa ser feito, mesmo que não queira fazer e a segunda dita o comportamento, a sequência, a continuidade desse trabalho.
Onde há Foco, Disciplina e Constância com certeza há vitórias.
Na sequência, deixo o link de todos os textos, dos degraus que compõe a Escada do Guerreiro.
A Saga – Disciplina – Respeito – Ordem – Autocontrole – Resiliência – Persistência – Treino – Aperfeiçoamento – Equilíbrio – Força
Perseverança – Qualidade de Vida – Filosofia de Vida – Dedicação – Objetivo – Educação – Foco – Superação – Resultados
Assim, terminamos de escalar a Escada do Guerreiro, vinte (20) degraus que trazem em cada um o seu valor, a sua força, o seu ensinamento. Agradeço em especial ao meu sensei Lauro Fernandes pela autorização em poder escrever a respeito da escada presente em sua academia e a todos pela companhia e espero que tenham gostado dessa série!
Aproveito o momento para pedir sugestões de temas para continuarmos o caminho. Fiquem à vontade para comentar!
OSS
Rodrigo Sibut Vieira
1 comentário em “A Escada do Guerreiro – Vitórias”
Pingback: [LIVE] - A Escada do Guerreiro - Sabedoria Oriental