Prezado leitor,
Seguimos dando sequência aos posts relacionados a alguns pensamentos que foram atribuídos a Pitágoras, filósofo e matemático grego, bem como examinando-os.
“Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues”
Um aspecto bem observado por Pitágoras na convivência em sociedade são as contribuições que cada indivíduo traz, para que o cooperativismo e companheirismo sejam melhor vistos e até praticados. Nesse sentido, uma sociedade em que cada um sabe o seu papel, fica melhor organizada, com mais facilidade em compreender as dificuldades e trabalhos que surjam pelas necessidades.
A atitude de auxiliar o semelhante é uma característica inerente ao ser humano, sendo que muitos ainda vão além em suas contribuições. E é nesse ponto que Pitágoras chama a atenção, pois para alguns de nós, o ato de auxiliar faz com que o sentimento de responsabilidade se estenda além dos próprios limites, o que acaba por trazer algumas consequências não tão boas, afinal, responsabilidades também tem limites, tendo no compromisso e na pontualidade apoio fundamental para o estabelecimento desses limites.
Portanto, auxiliar o próximo quando ele estiver num momento da vida passando por dificuldades é uma boa atitude. O importante é não fazer, nem deixar com que a dificuldade do próximo se torne a sua também, porque cada um tem o seu próprio plantio, portanto, sua própria colheita.
Saber dizer sim, quando é para dizer sim e saber dizer não, quando é para dizer não.
Isso demanda exercício de companheirismo e amizade.
Facilita.
Um abraço.
Rodrigo Sibut Vieira
2 comentários em “Pensamentos atribuídos a Pitágoras – parte 5”
Ajudar não é apenas a dar a mão.
Ajudar é ter a honra de acolher aqueles que necessitam de apoio e sabedoria.
Hoje é seu amigo e irmão.
Amanhã poderá ser você.
Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’ “O Rei responderá: ‘Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.
Mateus 25:35-40
Perfeito adorei seu site.