RESPEITO
Na sua origem em latim, a palavra respeito significava “olhar outra vez”. Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito.
É um sentimento, o nosso cartão de visita aonde quer que estejamos. Ele está ligado à obediência, ao apreço, à consideração, à disciplina.
O respeito é também um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social, pois impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra.
Um dojo tem as suas próprias regras e segui-las é demonstrar respeito, tanto ao dojo como ao Sensei. Que exemplos de regras podemos ver em um dojo?
– Observar os avisos dispostos na parede, em especial na entrada do tatame;
– Fazer a saudação ao entrar e sair do tatame;
– Usar o karate-gi (kimono) durante os treinos;
– Silenciar a mente no momento conhecido por Mokuso;
Ele também pode ser visto no silêncio quando aguardamos a presença do Sensei para o início da aula dentro do tatame, ou numa explicação do Sensei durante os treinos, ensinando um movimento de ataque ou defesa, ou ainda num movimento de um kata. Podemos vê-lo presente também com a obediência dos karatecas seguindo o grau das faixas, à autoridade, respeito por si e pelas regras.
Dentro disso, uma das importantes questões é que para ser respeitado, antes é preciso saber respeitar, o que não significa concordar com outra pessoa, mas não discriminar ou ofender essa pessoa por causa da sua forma de viver ou suas escolhas.
“HITOTSU! REIGI O OMONZURU KOTO!”
Primeiro, Respeito acima de tudo!
DOJO KUN
OSS
Rodrigo Sibut Vieira