Treinar Karatê é como lapidar a pedra bruta até que surja a preciosidade e o brilho de uma joia.
“O objetivo fundamental da arte do Karatê não consiste na vitória ou na derrota, mas no aperfeiçoamento do caráter de seus praticantes.”
Sensei GICHIN FUNAKOSHI
O aperfeiçoamento é a busca por aproximar-se da perfeição, a constância no aprimoramento.
No karatê essa busca acontece o tempo todo, dentro e fora do dojo. Quando recebemos as instruções no tatame, seja kihon, kata ou kumite, ou sobre algum assunto que o Sensei traz voltado à filosofia e/ou à história do karatê, treinamos corpo, mente e espírito.
O que diferencia um karateca dos demais não é apenas a sua habilidade de lutar, mas a de manter a constância na busca pelo seu aperfeiçoamento, pelo aperfeiçoamento de sua técnica e, principalmente, de si mesmo.
Há também a sua determinação em prosseguir mesmo quase que fatigado, conhecendo assim sua resistência, aprendendo o respeito aos próprios limites, bem como o bom senso.
“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”
Martin Luther King
O karatê é a arte das mãos vazias. Temos um espaço e tanto em nossas mãos para receber conhecimento e dele, aprendermos a saber como nos servir, oportunidade de conhecer a si próprio, aperfeiçoar o caráter de maneira contínua. Ao confirmar que o karatê é para a vida toda, compreende-se a busca pela saúde e equilíbrio de corpo, mente e espírito.
HITOTSU – JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
PRIMEIRO – ESFORÇAR-SE PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER
DOJO KUN
OSS
Rodrigo