A persistência é uma característica daquele que não desiste fácil. Agir com persistência é ser esforçado e focado em seus objetivos, sem se deixar abalar facilmente por quaisquer formas de críticas, censuras, ofensas ou palavras negativas. A persistência é a qualidade do que dura, portanto que persiste.
Observarmos com constância nossos pensamentos, em um estado de mente zanshin, para que possamos ter uma boa prática com boas atitudes é uma demonstração de persistência, afinal estamos querendo buscar aquilo que é de melhor para nós. Seguindo esse raciocínio, o faixa preta é um faixa branca que nunca desistiu. Ele é um exemplo de persistência.
Quer mais? Então, é possível uma pessoa que começa a treinar karatê com seus 50 anos conseguir ter a mesma elasticidade de uma pessoa que inicia seus treinos com 10 anos? É possível. Mas com o mesmo grau de facilidade? Cada um com a sua condição, ambos com persistência chegarão aos seus objetivos.
Mas atenção! Há quem confunda persistência com insistência!! A palavra persistência vem do latim persistere, que significa continuar com firmeza. Já a insistência vem do latim insistere, que é manter a atitude.
Na insistência a pessoa remete à mesma estratégia, enquanto a persistência pode incluir rever as ações e se adequar a fim de alcançar o seu objetivo final.
Ou seja, a insistência é a repetição de uma ação, relacionada também à teimosia enquanto o persistente sempre busca uma alternativa diferenciada de conseguir seu objetivo.
Ser persistente não tornam as coisas mais fáceis, mas impede que se tornem impossíveis.
Hitotsu – mazu onore o shire, shikashite ta o shire
Primeiro – conheça a si próprio primeiro, depois ao próximo
NIJU KUN – FUNAKOSHI GICHIN
OSS
Rodrigo