A Escada do Guerreiro – Superação

Superação

Alguns dos dias de maior aprendizado em nossas vidas são compostos por superação. Aprender alguns dos segredos e mistérios da vida praticamente nos obriga a passar por experiências que afetem os nossos sentimentos.

Sejam eles traumáticos, para o bem ou não, são momentos que ficam marcados em nossa memória. Na caminhada do karateca algumas dessas marcas são feitas por ele mesmo. Isso porque é ele que está buscando alcançar sua perfeição, através do autoconhecimento para cada vez mais identificar as próprias imperfeições e uma maneira de eliminá-las, ou seja, praticar a superação.

“No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.”
Gichin Funakoshi

É neste desenvolvimento pessoal que a cada dia que passa, o karate se torna parte integrante da vida. As dificuldades passam a ser encaradas de uma outra maneira. No início a imperfeição é facilmente identificada porque está no desenvolvimento do movimento, a retidão do soco, a força e direção de um chute, ou seja, a busca inicia no aspecto material.

Com o passar do tempo a busca do karateca leva-o a identificar as próprias imperfeições num outro sentido, no aspecto comportamental. Citando exemplos: quando em dado momento no trânsito você leva uma fechada, ou quando em um treino de luta o seu colega lhe acerta um soco ou chute sem ter tal intenção, qual a sua reação?

“Não é o erro; é a correção do erro que ensina.”
Mario Sergio Cortella

É nessa hora que o karateca deve se perguntar: “O que é que tenho para aprender com isso?” Normalmente a resposta não vem de imediato, mas o importante é perceber que a pergunta deve acontecer porque é dela que inicia a busca para a resposta. É a pergunta que movimenta o mundo.

Superar é ultrapassar uma situação desagradável e para isso acontecer, temos que conhecer nossos limites, ir além do considerado “normal”, usar a disciplina como combustível, já que ela nos dá a condição de fazer o que precisa ser feito mesmo quando não temos vontade em agir, levantar todos os dias com determinação, focado no principal objetivo: se livrar das imperfeições, mas sem pressa.

“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.”
O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Encarar e conhecer as diferenças para poder corrigi-las, leva tempo. Nesse momento não importa a velocidade, mas sim a direção. Lutar sempre, vencer às vezes, desistir nunca!

OSS

Rodrigo

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário, e em breve entraremos em contato.

Login

[forminator_form id="139"]

Ainda não possuí uma conta? Registrar-se