Confúcio – “Estudo sem pensamento é trabalho perdido, pensamento sem estudo é perigoso.”

Confúcio

“Estudo sem pensamento é trabalho perdido, pensamento sem estudo é perigoso.”

O que Confúcio quis dizer com estudo sem pensamento é trabalho perdido? Considerando-se que o querer é o principal motor, a sua ausência torna o esforço no estudo inútil, pois sem um norte, o estudo é mera informação e é facilmente esquecido, portanto perdido.

E por que pensamento sem estudo é perigoso? Porque basta um pensamento para levar a pessoa por alguns caminhos que são sujeitos afastá-lo do real aprendizado. Nesse sentido Confúcio nos traz a ideia do sentido de estar alerta com o que se pensa, pois a fase seguinte é o sentimento que nasce desse pensamento e na sequencia vem a prática, logo percebe-se o resultado.

Para se ter um propósito é preciso saber querer, o que exige então um estudo com base no pensamento deste querer. Pensamento é energia em movimento e o alerta que Confúcio traz em suas palavras, contextualizando para os dias atuais, está ligado com o que de real e verdadeiro estamos aprendendo em nossas vidas, no sentido da evolução.

Nota-se a visão do pensador em trazer aos seus alunos o sentido da vida, a busca pela paz através do conhecimento.


Confúcio (551- 479 a.C.) foi um filósofo chinês, cujas ideias serviram de norma de comportamento à sociedade chinesa durante mais de dois mil anos e exerceu grande influência sobre toda a cultura da Ásia Oriental. Leia mais a seu respeito aqui.

Abraços
Rodrigo

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe.

2 comentários em “Confúcio – “Estudo sem pensamento é trabalho perdido, pensamento sem estudo é perigoso.””

  1. Tive a oportunidade de pesquisar mais sobre o filósofo Confúcio e gostaria de compartilhar algo que me chamou atenção referente suas virtudes.

    “Para isso, os humanos deveriam buscar ter e seguir cinco virtudes essenciais: amor ao próximo, ser justo, ter um comportamento condizente com os valores morais, cultivar a sabedoria e manter a consciência das vontades dos céus.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário, e em breve entraremos em contato.

Login

[forminator_form id="139"]

Ainda não possuí uma conta? Registrar-se