“Uma longa viagem começa com um único passo”
Um processo de construção do saber não tem aparentemente um tempo definido. É uma jornada da vida, onde ela é escola que geralmente costumamos frequentar e nela, diversas são as salas de aula, bem como os professores e colegas. Outras variáveis nesse processo estão ligadas ao contexto, como por exemplo: local (cidade, estado, país), clima, modelo de habitação.
À medida que o tempo passa, as pessoas vem e vão. Alguns ficam, outros seguem, se mudam ou a vida mesmo realiza essa mudança. Em todo esse processo, temos experiências únicas, individuais, comuns, em sociedade, ou seja, uma infinidade combinações. Lao-Tsé escreveu em 81 capítulos uma síntese de seus pensamentos, portanto ensinamentos, atendendo ao pedido de um de seus seguidores, com a finalidade de passar adiante sua sabedoria.
Assim, os discípulos organizaram os pensamentos de seu mestre com o pensamento de colocá-los em prática, sendo o primeiro passo a criação da obra conhecida por Tao-Te-Ching.
Observando esse fato histórico, entendo como uma longa viagem, a evolução do ser humano em todos os aspectos: físico, mental, intelectual e espiritual. São quatro importantes pontos que se interagem o tempo todo e mostram uma diversidade de pensamentos, comportamentos e práticas, dos quais destaco alguns:
- Paciência, Obediência, Entendimento;
- Compreensão, Família, Vocação;
- Afinidade, Educação, Sociedade;
- Trabalho, Comprometimento, Honra;
- Religião, Fidelidade, Humildade;
Imagino a interação entre eles somado à força de vontade e do querer da pessoa e vejo uma possibilidade, que mostra em qual degrau da escada a pessoa está. Alguns, satisfeitos, outros nem tanto. Fazendo um paralelo com o filme Matrix, uns ainda estão dormindo, porém outros já em processo de despertar ou já estão despertos. Todos caminhando, cada qual ao seu passo, e os despertos já sabem aonde querem chegar, estão cientes de que é uma caminhada longa.
E como acontece o primeiro passo?
Nesta jornada da vida, ao meu ver, acontece à medida que a pessoa começa a se dar conta em esclarecer das coisas da vida, começa a perceber e enxergar melhor o que acontece como resultado de suas ações e qual o sentimento/impacto que causa, se é negativo ou positivo. A pessoa presta maior atenção ao que fala, como fala, enxerga nisso o plantio e a colheita, a retidão, a verdade, o compromisso. Uma vez que a pessoa deu seu primeiro passo, na sequencia ela entra num mundo de transformações e não para mais.
Assim é a como vejo, um caminho que quanto mais desperto, quanto mais clara a consciência, mais refinada é a sua postura, seus pensamentos, suas atitudes, portanto sua moral.
Abraços,
Rodrigo Sibut Vieira
2 comentários em “Lao-Tsé e a Jornada da Vida”
Muito bom meu amigo!!!
Pingback: [LIVE] - PROPÓSITO - Sabedoria Oriental