“Tome cuidado com o fim como você faz com o começo”
Ao ler esse pensamento recordei-me a respeito do zelo. O fator que realiza essa conexão zelo <–> cuidado é a atenção, a importância dada nas atitudes, palavras, movimentos que faço em minha vida para que possa obter o resultado que estou esperando e querendo.
Um dos grandes desafios na vida ainda após iniciar um projeto, uma caminhada, uma mudança é ter constância, perseverar no propósito até a conclusão da tarefa, o objetivo seja atingido, a vitória seja conquistada.
Quando usamos do zelo, do cuidado, empregamos uma energia especial, mostrando o esforço e dedicação no inicio, mas ao longo do tempo à medida que se percorre o caminho ainda é comum outras forças aparecerem para atrapalhar a chegada ao objetivo. Tais forças estão ligadas à nossa imperfeição, sendo algumas delas: preguiça, procrastinação.
É importante que se apliquem métodos de prevenção ou detecção nesse sentido. O que venho buscando aplicar comigo para mitigar e manter longe aquelas forças que atrasam: manter a disciplina através do cumprimento da palavra, ser pontual nas responsabilidades, com a consciência de que faço o melhor, portanto emprego o que tenho de melhor em mim para a realização dos objetivos.
HITOTSU – MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO
DOJO KUN
Outra analogia que se pode fazer é a respeito da Lei Universal conhecida por Lei da Semeadura. Esse processo mostra que existem alguns passos inerentes, tais como: preparar, adubar, regar e cultivar.
Numa ótica simples para plantar é preciso preparar e adubar a terra, na sequência plantar, regar e cultivar e depois de um tempo, colher.
Contextualizando para a pessoa, o ser, seus pensamentos e ideias, suas ações, razões e vontades, pergunto:
- Quais sementes escolho plantar?
- Qual o terreno onde serão plantadas essas sementes?
- Que tipo de adubo devo usar?
- Como faço o cultivo? E rego com o que?
- Só depende da pessoa, a colheita?
O importante é chegar no objetivo com a mesma energia, compromisso, responsabilidade, zelo e cuidado. Essa constância traz a prosperidade.
Abraços,
Rodrigo Sibut Vieira