Generosidade é a virtude de dar algo bom aos outros de forma espontânea e sem esperar nada em troca.
Lembrando que virtude é um termo que se refere a qualidades morais, éticas e comportamentais consideradas positivas e desejáveis. As virtudes são atitudes firmes que guiam o nosso procedimento segundo a razão e a fé.
Podemos identificar a generosidade em um ensino de Jesus, escrito em Mateus 6:2-4:
“Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará”.
LIVE
Podemos assim traduzir, que generosidade é fazer o bem sem olhar a quem. E a respeito do que mais nós falamos? Dá o play no vídeo abaixo…
FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM
Um provérbio popular, acredito que antigo e que temos a oportunidade de ouvir, vez ou outra quando estamos passando por uma fase marcante na vida.
Ele esclarece que a nossa caminhada na vida deve ser pensando, agindo, fazendo o bem, não importa quem é o outro, o próximo. E quando nos colocamos a pensar, a examinar, surgem várias perguntas, sendo uma delas: Como fazer isso?
Dentre as respostas, a que mais me fez efeito é: farei o bem ao próximo, como eu gostaria de receber, porque o bem, só sabe quem recebe. Portanto, se buscarmos sempre fazer o bem, os que receberem vão perceber a atitude, vão sentir o bem e alegrar o coração com essa força que move o mundo.
Esse provérbio, na minha opinião, acredito que tenha surgido de um estudo da oração do Pai Nosso, iniciando na parte que diz: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido…”, é possível perceber que primeiro tomamos uma atitude de bem, perdoar quem nos tenha ofendido, para então sermos merecedores de receber o perdão pelas nossas ofensas.
Esse provérbio me levou para a pensar e examinar um outro entendimento: Fazer o bem sem olhar aquém.
O que é aquém? Aquém é um advérbio, mas também uma preposição que significa abaixo, inferior. Por exemplo: Ficar aquém das expectativas (ficar abaixo do esperado). O valor deste livro está muito aquém do seu preço normal (o valor do livro está inferior ao seu preço normal).
Fazendo uma analogia, trazendo o conceito para a linha do tempo, aquém está relacionado a passado. Em suma, nesse sentido, fazer o bem sem olhar aquém é caminhar sempre em frente, é fazer o bem sem olhar pro passado, sem ficar se preocupando com o bem feito.
Nessa linha o perdão no trecho da oração do Pai Nosso “… assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido“, pode ser entendido com mais clareza como o esquecimento das ofensas, pois já ficou no passado.
Vamos fazer o bem sem olhar a quem, como também fazer o bem sem olhar aquém!
Amigos, tragam sugestões de temas para as próximas lives nos comentários, se inscrevam no canal e ativem o sininho para nos acompanhar – Canal Youtube
Votos de Saúde e Paz.
Fraterno abraço,
Rodrigo Sibut