“Educai as crianças e não será preciso punir os homens”
A formação do caráter é um processo contínuo, que passa de geração em geração e busca o crescimento do indivíduo pelo cultivo de valores e princípios, nos aspectos moral, intelectual e espiritual. Esses valores e princípios vão sendo passados de pai para filho, uns com mais outros com menos intensidade e conforme o ambiente, o local aonde esse individuo vive, ele está sujeito a receber influências diretas, podendo assim manter, atrasar ou adiantar a sua condição como ser.
A punição pressupõe que aconteça uma transgressão, também podendo ser caracterizada por desobediência, portanto, na minha opinião a ideia que Pitágoras traz é um ensino que fala a respeito da obediência. Sermos obedientes e educarmos, tanto pelo exemplo, como na prática.
A obediência é mencionada nos Dez Mandamentos quando cita:
“Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra, que o Senhor, Teu Deus, Te dá”
A obediência é vista na honra, nos dias prolongados na terra, enfim, na vida que Deus nos dá, portanto, sendo o indivíduo obediente a Deus, sendo educado desde sua fase infantil, ele estará guarnecido por toda a vida.
Um abraço.
Prezado leitor,
Teremos uma sequência de posts relacionados a alguns pensamentos que foram atribuídos a Pitágoras, filósofo e matemático grego. Examinando tais pensamentos, eles reiteram que a observação da natureza feita pelo homem é uma das bases de seu próprio comportamento e que o desenvolvimento dele traz novos pensamentos, portanto, momentos de crescimento e evolução.
Pois bem, vamos lá!
5 comentários em “Pitágoras – “Educai as crianças e não será preciso punir os homens””
Sábias palavras e comparações, que Deus abençoe sempre a sua caminhada te dando muita sabedoria e discernimento.
Um forte abraço
Thiago chambarelli
Amém meu irmão.
Que Deus nos abençoe, hoje e sempre.
Honrar aqueles que dedicaram sua vida para o Nosso bem , e nunca pense que eles são sábios os mesmos aprende junto com a vida .
Honrar pai e mãe para que tenhais vida longa.
Que Deus abençoe a todos nós!
Pingback: A Escada do Guerreiro - Filosofia de Vida - Sabedoria Oriental