Pensamentos atribuídos a Pitágoras – parte 12

“Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las.”

Presenciar injustiças, aos nossos olhos, faz com que nos perguntemos: Por que isso foi acontecer justamente com ele/ela?

Até hoje muitas das ocorrências não tem uma explicação simples e de fácil entendimento, mas Pitágoras na sua grandeza e iluminação, busca trazer a visão do copo meio cheio, aliado com a boa postura e conduta, com ordem, honra e retidão.

Citar “anima-te por suportar as injustiças” foi uma maneira de fazer conexão com a nossa visão, ainda turva e rasa, a respeito da vida e convivência em sociedade.  Isso porque temos uma visão do que é a justiça, portanto também a injustiça. Assim, ver acontecer uma situação, uma injustiça que não nos atinge diretamente, na visão pitagórica é melhor (e por isso suportar) do que ser aquele que pratica o ato, “a desgraça em cometê-las”.

Acredito então, que essa tenha sido uma maneira de Pitágoras ensinar também a respeito da empatia, o ato em se colocar no lugar do outro, um exemplo que mais tarde viria na frase de Jesus: “Amar ao próximo como a si mesmo”. Nessa mesma linha, posso dizer que é a lei da semeadura, portanto se plantar flores, colhe flores, mas se plantar espinhos, colhe espinhos.

É fazer o bem sem olhar a quem.


Prezado leitor,

Este é o derradeiro post da sequência aos posts relacionados a alguns pensamentos que foram atribuídos a Pitágoras, filósofo e matemático grego. Espero que tenham bem aproveitado o conteúdo, que na realidade representa o início de uma caminhada na descoberta da filosofia e outras artes. Grato a todos que puderam acompanhar essa série. Peço para que continuem acompanhando, pois em breve venho com novidades a respeito de pensamentos e filosofia oriental.

Abraço
Rodrigo

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2 comentários em “Pensamentos atribuídos a Pitágoras – parte 12”

  1. Jhonathan Santos

    Gratidão Professor por poder compartilhar de maneira objetiva e leve as reflexões que Pitágoras nos deixou de aprendizado, já mais imaginária que o filósofo era tão visionário ainda naquela época, seria extraordinário se nas escolas do nosso país tive mais abrangência desse tipo de referência “a semeadura do conhecimento” do mesmo modo em que o Sr. aplica, acredito que os resultados seriam surpreendentes e com certeza haveria menos injustiça para suportar.
    Forte abraço
    No aguardo dos próximos conteúdos!

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