Prezado leitor,
Seguimos dando sequência aos posts relacionados a alguns pensamentos que foram atribuídos a Pitágoras, filósofo e matemático grego, bem como examinando-os.
“Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo.”
Pitágoras aborda um dos mais importantes valores para o ser humano, a responsabilidade, de algumas maneiras. Uma delas nesse pensamento, onde demonstra e aponta para o indivíduo tomar uma decisão dentro do que lhe parece justo, independente do que os outros vão dizer, pensar, comentar ou até reconhecer tais ações.
Quando Pitágoras diz: “faz aquilo que te parece justo”, instiga o indivíduo a pensar em sua própria vida, pois como que de maneira quase que automática, surge a pergunta: O que me é mais parecido com o justo?
Demonstrar iniciativa, estar à frente de alguns trabalhos, chamar para si a responsabilidade de fazer e entregar o seu melhor é um bom exemplo da responsabilidade na prática, evidenciando o justo, ou seja, aquilo que não sobra nem falta, não é menos nem mais e está ligado com o certo, portanto, longe do errado.
Então o que podemos entender é que há um sentido de retidão e de evolução nos ensinos e pensamentos de Pitágoras, pois aquele que sabe o que faz, não precisa se preocupar com a opinião alheia. Adiciono uma frase do filósofo, professor e palestrante Mario Sergio Cortella: “Faça o seu melhor, na condição que você tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda.”
Um abraço,
Rodrigo
2 comentários em “Pensamentos atribuídos a Pitágoras – parte 3”
Gostei do Paradoxo que de o certo é o que serve de momento e de que temos de melhor. Pois não deixe de ser a verdade
De fato a vida é feita de escolhas e saber o correto no sentido ético, moral é facilitador de uma dificuldade de momento, é o que nos intriga.
Saber que o tempo passa mas as questões sempre estão atuais, é fenomenal.
“Seja fiel a si, e não será desleal a ninguém” …
É bem isso! Meus princípios não estão a venda! Não importa se a maioria discorda!
Ótimo, Rodrigo!