Pensamentos atribuídos a Pitágoras – parte 4

Teorema de Pitágoras

Prezado leitor,

Seguimos dando sequência aos posts relacionados a alguns pensamentos que foram atribuídos a Pitágoras, filósofo e matemático grego, bem como examinando-os.


Fonte: Internet

“O que fala semeia; o que escuta recolhe.”

Novamente Pitágoras traz a responsabilidade para o indivíduo, trazendo também o pensamento para uma boa convivência em sociedade, em especial quando esclarece a respeito do poder da palavra falada.

A pessoa que fala também escuta, quer dizer, ela planta, ela colhe, ela recolhe. Minha mãe, fonoaudióloga, dizia que a fala é a realização, a concretização do pensamento, portanto, nenhuma fala acontece sem que antes a palavra passe pelo pensamento. Algumas vezes ouvimos, ou ainda dizemos que “falamos sem pensar”, quando a realidade é que falamos sem prestar atenção nas palavras que estão sendo ditas.

Então o importante em tudo isso é mudar a postura, buscar estar atento aos pensamentos, às palavras que por ele passam, ao que se fala e também ao que se escuta.

Zanshin – by Moyashi Arts

Tal postura é conhecida no âmbito da arte marcial como Zanshin que significa algo como “a mente sem os atrapalhos”, a mente plenamente focada na tarefa, sem restos de outros pensamentos esfumaçando a nossa atenção. Zanshin significa também “mente contínua” e se refere a um estado de constante atenção mostrando assim que é uma postura necessária em nosso dia a dia, seja no trabalho, nos estudos, nos cuidados com a casa, com a família, com os filhos. Uma mente que baixa a guarda e se dispersa facilmente dá brecha para a insegurança e a baixa produtividade, por isso estar em Zanshin é também estar preparado em uma situação de risco real.

Em outro âmbito, agora no religioso essa postura é conhecido por “vigiai e orai”. Vigiar é estar em guarda, estar atento, sempre alerta, portanto, vigilância e cautela espiritual. Orar é falar com Deus, é agradecer, é pedir a quem tem para dar. Orar é falar também, afinal costumamos dizer que uma pessoa que sabe se expressar em sua fala, tem boa oratória, não é?


Assim, como se diz na sabedoria popular, palavra falada é igual flecha atirada, ou prego que marca a madeira, a lição que Pitágoras nos traz então é para que tenhamos a devida atenção com o que falamos, tanto para nós mesmos como para os outros, pois somos responsáveis diretos por isso.

Um abraço,
Rodrigo

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe.

2 comentários em “Pensamentos atribuídos a Pitágoras – parte 4”

  1. Parabéns pela reflexão. O mundo é construído em nossa mente. Tudo que existiu, existe e existirá, passa, passou ou passará pela mente humana. Assim falou Zoroastro: ” Bons pensamentos, boas palavras, boas ações.” Sigamos vigiando o mundo que estamos construindo em nossos pensamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário, e em breve entraremos em contato.

Login

[forminator_form id="139"]

Ainda não possuí uma conta? Registrar-se