Prezado leitor,
Seguimos dando sequência aos posts relacionados a alguns pensamentos que foram atribuídos a Pitágoras, filósofo e matemático grego, bem como examinando-os.
“Todas as coisas são números”
Pitágoras desde antes de seu nascimento trazia mistérios e que até hoje são estudados, como por exemplo, a Numerologia. Meu nobre amigo André, escreveu em seu post a respeito disso, o seguinte: “Mnêsarco, pai de Pitágoras, foi visitar o oráculo de Pítias, antecessor do oráculo de Delfos, a fim de saber qual os desígnios de seu filho, que ainda estava no ventre de sua mãe. O oráculo olhando para o casal disse que o filho deles iria ser um semi-deus. Um homem que seria divino e humano e que marcaria o rumo da vida na terra.”
Mas de que forma isso aconteceria? André então cita: “Na matemática, o teorema de Pitágoras é uma relação entre os comprimentos dos lados de qualquer triângulo retângulo (…) Entendendo de um jeito misterioso que o cerne do Teorema de Pitágoras é a síntese do Pai Criador e da Mãe Natureza para a geração dos filhos.”
Dito isso, para Pitágoras a relação numérica com a vida na Terra é direta, em todos os sentidos. Cada letra, um número. Uma palavra, uma operação matemática, um texto, uma equação. E assim segue: livros, partituras musicais, pinturas, esculturas, construções, uma infinidade de coisas na natureza, os números naturais.
Interessante observar que em sua grande maioria, as coisas são produtos de um trabalho, o exercício da arte que o homem traz consigo na forma de dom e dele faz seu próprio uso, mostrando para a humanidade sua missão. Para aquele que fala a verdade do Sol, a filosofia veio em forma de talento, não apenas como um dom, sendo destacados os números. Na música foi o responsável por trazer as escalas tonais, algumas conhecidas como oitavas. Alguns milênios depois, os instrumentos também foram construídos com base nesse desenvolvimento, dando origem ao piano, ao violino e outros que atualmente são conhecidos. Podemos entender que música é então uma matemática pela ligação direta com os números.
Outra constatação da visão de Pitágoras é o triângulo, posto em uma de suas formas clássicas, o triângulo retângulo e o seu pensamento, nomeado como Teorema de Pitágoras. Graças à essa percepção o mundo não é mais o mesmo. Novos pensamentos, novas teorias, novas profissões, todos ligados aos números em sua essência. Só Pitágoras para enxergar além do mundo material e perceber o alcance disso.
Assim a sua escola traz o estudo dos números, também conhecido como numerologia pitagórica e, a exemplo das notas musicais que complementam nas oitavas (escalas de 7 notas), nesse caso a escala segue entre 1 e 9. Um exemplo que posso trazer é o tema que tratamos em nossa primeira live, a respeito da ótica pitagórica para o ano de 2023. Estes algarismos do ano somados resultam no número 7, propositalmente ou não, mesmo número deste post. Quer saber mais? Converse com meu amigo e parceiro do site, André (perfil Instagram @andreastrologia ).
Sigamos aprendendo.
Um abraço
Rodrigo Sibut Vieira
1 comentário em “Pensamentos atribuídos a Pitágoras – parte 7”
Todo conhecimento a respeito da nossa existência,de nossos valores e do quanto a humildade,a benevolência,a caridade,o perdão,o amor fazem toda a diferença em nossa vida.temos muito a aprender.gratidao !!